A origem desconhecida da palavra Bullying

14 abril 2011
14 abril, 2011 por Monica

A gente não deve passar nunca a oportunidade de aprender uma coisa nova, não é? Até mesmo uma inocente festinha de aniversário de criança pode nos proporcionar borrifos de conhecimento e momentos inesquecíveis de ilimitada sabedoria. Eis que estávamos todos à mesa conversando animadamente sobre crianças, bullying e o caso daquele garoto australiano, quando meu tio anuncia solene:
- Vocês sabiam que a origem etimológica da palavra bullying está em Araçuaí, minha terra natal?
Olhares incrédulos, silêncio total (quer dizer, tirando a algazarra da meninada brincando em volta). Ele continua:
- Pois é isso mesmo, mas claro que ninguém se lembrou de nos dar os devidos créditos. Quando a gente era pequeno e brigava com os irmãos, tinha sempre um que saía gritando “mããããeeee, Fulano tá bulindo comiiiiigo!!!” Depois algum gringo deve ter aproveitado e traduzido pro inglês.
Então aí está, meus amigos, compartilho com vocês um naco do meu recente aprendizado. A palavra bullying, ao contrário do que poderíamos imaginar, na verdade tem suas origens na bacia do rio Jequitinhonha, no norte das Minas Gerais. Acho que por essa ninguém esperava…

***

PS- quando comentei que ia publicar o caso no blog, um primo me alertou: ‘olha lá que vai ter gente acreditando nessa história, hein…’ Será?