Mês da poesia

02 março 2013
O Rabiscos escolheu um dos poetas mais reconhecidos pelo sentimentalismo para homenagear, embora todos os poetas mereçam serem lembrados. O que nos move a aclamar Drummond? O que nos direciona para um poeta já tão reconhecido internacionalmente inclusive, pelas suas poesias de caráter crítico-social? Poeta cantado, citado, interpretado, traduzido, musicado, reproduzido e publicado e encontrado em todas as estantes de qualquer livraria ou sebo que contenha o mínimo de livros.
Este Drummond, como é pintado pelas teorias literárias não é auto-explicativo. Na verdade, Drummond não  é explicativo por que para isso era preciso conhecer a sua realidade, coisa que nenhum livro, vídeo ou filme conseguiria e mesmo que existisse uma máquina do tempo e que algum de nós pudesse vivenciar tudo o que Drummond viveu, entre dramas e tristezas, entre culpas e críticas, ainda assim estaria a mercê de uma compreensão fadada a corroborar com nossa vivência de mundo, que não é a mesma de Drummond, que não é a mesma do menino que Itabira que tinha o "sentimento do mundo". Pelo excesso de sentimentalismo, pela precisão infinita de suas definições e pela grandeza de sua alma escolhemos falar de Drummond.
Mesmo que o dia 14 de Março seja uma homenagem ao Poeta romântico Castro Alves pela beleza de seus versos escravocratas e sensíveis.


Visite-nos todos os dias de Março!