Concurso literário Marxista

15 abril 2011

Prorrogado prazo de inscrições do 1º Concurso Literário Marxista
Continuam abertas as inscrições do 1º Concurso Literário Marxista. A iniciativa é da Secretaria de Formação do PCdoB/Fortaleza e da Biblioteca Patativa do Assaré.
Inicialmente o prazo de entrega seria até o dia 31 de março, mas, com a mudança no edital, o prazo de entrega de trabalhos foi prorrogado até o dia 30 de maio deste ano. A data da premiação dos vencedores será dia 20 de junho. O objetivo do concurso é premiar textos inéditos de filiados ou não filiados ao Partido. A entrega dos trabalhos pode ser feita até o dia 21 de março de 2011.

Para Vicente Carneiro, presidente da Comissão Organizadora do Concurso, a ideia é abrir espaço para que as pessoas possam apresentar textos sobre temas marxistas e promover a divulgação dessas ideias. "Esse espaço é importante para que o PCdoB receba contribuições de vários camaradas. Além disso, reconhecer os trabalhos através de premiação é estimular o estudo e a pesquisa que vão ajudar no crescimento do Partido," afirma.

Os concorrentes podem se inscrever gratuitamente através da internet, no endereço pcdobformacaofortaleza@gmail.com ou na sede do Comitê Municipal, na Rua Senador Pompeu, 1677, Centro de Fortaleza. As produções serão analisadas por uma comissão julgadora, formada por membro da Secretaria de Formação PCdoB/Fortaleza e o resultado será divulgado no Caderno Cearense do Portal Vermelho.

Os vencedores serão premiados com netbook, livros marxistas e um ano de assinatura da Revista Princípios. Conforme o edital, a entrega dos prêmios está marcada para o dia 06 de abril e a organização divulgará posteriormente o local da solenidade de encerramento do Concurso.

Confira a seguir o edital atualizado do Concurso Literário Marxista:

Partido Comunista do Brasil
Comitê Municipal de Fortaleza - Secretaria de Formação

Edital do Prêmio “Concurso Literário Marxista”

I. Apresentação

O “Concurso Literário Marxista” é uma realização do Comitê Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Formação e objetiva premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa de filiados e não filiados ao Partido com endereço no estado do Ceará.

II. Tema

O Tema deste edital é “O Marxismo e as Lutas Sociais atuais”.

III. Inscrições

1. Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra.
2. O texto inscrito deverá ser inédito e escrito por até 3 autores filiados ou não ao PCdoB - com endereço no estado do Ceará - ou seja, nunca ter sido publicado por qualquer meio impresso ou eletrônico.

3. Os originais deverão ser enviados em 3 vias, sem ilustrações, em espaço 1,5, em Arial 11, impressos em papel A4, em apenas um lado, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; margens superior e inferior, esquerdo e direita de 2,5.

4. As 3 vias deverão estar cobertas com uma folha de rosto na qual deverão constar o
título da obra e o pseudônimo do autor.

5. Em envelope lacrado deverão ser enviados os dados do autor: pseudônimo, nome,
data de nascimento, título da obra, identidade, CPF, endereço completo, telefone e e-mail.

6. O texto deverá ter no mínimo 2 laudas.

7. Todos os trabalhos devem ser entregues até o dia 30/05/2011 as 19h00min na sede do PCdoB Fortaleza (Av. da Universidade, 1814); por e-mail da Secretaria de Formação (pcdobformacaofortaleza@gmail.com).

IV. Julgamento

1. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Julgadora escolhida pela
Comissão Organizadora composta por membros da Secretaria de Formação do Comitê Municipal de Fortaleza do PCdoB.

V. Premiação

1. O resultado do Prêmio “O Marxismo e as Lutas Sociais atuais” será divulgado no
Portal Vermelho http://www.vermelho.org.br/ce/.

2. Os trabalhos dos vencedores (as) até o 3º lugar receberão os seguintes prêmios:

- 1º lugar: Um netebook
- 2º lugar: Livros sobre Marxismo (1. Contribuição à historia do Partido Comunista do Brasil - José Carlos Ruy e Augusto Buonicore (orgs); 2. A via de desenvolvimento de orientação socialista - Samir Amin; 3. As veias abertas da América Latina – Eduardo Galeano; 4. A teoria da alienação em Marx - István Mészáros; 5. A ideologia alemã – Karl Marx e Friedrich Engels)
- 3º lugar: Um ano de assinatura da Revista Princípios.

3. Os trabalhos com mais de um autor, apenas um receberá em nome de todos.

4. O (s) autor (es) classificado (s) receberão Certificado de Participação dado pela Escola de Formação do Partido Comunista do Brasil.

5. A cerimônia de premiação se dará na cidade de Fortaleza, no dia 20 de junho de 2011, às 19h em local previamente divulgado.

VI. Disposições Gerais

1. As inscrições para o Prêmio “O Marxismo e as Lutas Sociais atuais” são gratuitas.

2. É vetada a participação dos que compõem a Comissão de Formação do Comitê Municipal de Fortaleza e da Comissão Julgadora.

3. Nenhum trabalho enviado será devolvido.

4. A inscrição e o envio de trabalhos implicam em total e irrestrita aceitação aos termos do presente Edital, assim como autorização irrevogável do uso de imagem na divulgação do certame.

5. A decisão da Comissão Julgadora e da Comissão Organizadora não será susceptível de recurso.

6. Quaisquer dúvidas oriundas deste edital deverão ser remetidas ao e-mail de contato da Secretaria de Formação do Partido Comunista do Brasil / Fortaleza - pcdobformacaofortaleza@gmail.com em atenção a Comissão Organizadora do Edital do Concurso “O Marxismo e as Lutas Sociais atuais”

7. Este Edital tem validade limitada ao período de realização Prêmio “O Marxismo e as Lutas Sociais atuais”, primeira edição.

8. Os casos omissos deste Edital serão apreciados pela Comissão Organizadora.


Fortaleza, 10 de janeiro de 2011

Vicente Rodrigues Carneiro
Presidente da Comissão Organizadora
Secretaria de Formação do Comitê Municipal de Fortaleza