Dia do professor

18 outubro 2011
Em homenagem a esse profissional valoroso fiz esse texto para o blog de Azevedo http://noticiaspoliciais2009.blogspot.com/2011/10/dia-do-professor.html





Neste dia do professor, munida de algumas leituras poéticas e líricas, atrevo-me a falar dos mestres. Mestres esses que em seu tão negligenciado percurso trabalham com afinco para que seu dever seja cumprido, apesar de. Ser professor é trabalhar com a hipótese de colocar um saco vazio de pé, apesar de. É ensinar o que é uma jabuticaba a uma criança que não come muitas frutas por causa da falta de recursos, é falar de países e continentes diferentes a alguém que foi no máximo a 10 km de distância da própria casa, é o artista do impossível.


Mas não falo do professor, que como a carga semântica sugere é aquele se detém a passar conhecimentos científicos, apenas, meu interesse é pelo educador; aquele que como diz Rubem Alves tem a função de mostrar a vida àquele que ainda não viu. O educador tem compromisso com a verdade, com a vida, com o amor. Não se deve ensinar aos nossos alunos o que é uma árvore e quais são suas partes apenas, é preciso ensiná-los a amá-las e a protegê-las pois assim não faltarão cores na nossa vida.


Como artista do impossível o educador vê o que ninguém vê e projeta o que ninguém sonha, ele  é capaz de expandir os horizontes de alguém, é como se nos déssemos novos óculos.

            
É em homenagem a esse artista do impossível que escrevo esse texto hoje, desejando que a tarefa de educar nunca termine e que sua caminhada seja mais leve, branda e recompensada.

Feliz dia do professor.