Papos com as mães

30 setembro 2011
Na infância

-Mãe, quando eu crescer eu quero ser médico!
- Tá bem filho, você vai ser!
- E eu vou ser muito rico, está ouvindo?
-Sim, estou. A mamãe vai ficar muito orgulhosa de você.
-Por que eu vou ser médico ou por que eu vou ser rico?
- Os dois. Mas pra isso você tem que estudar muito, tentar sempre ser o melhor.
- Mas eu já sou!
-Eu sei, mas tem que continuar.

- Hunrum. Mãe, diz aí uma coisa que senhora quer muito.
-Ah, tem tantas coisas. Viagens, eu adoro viajar. Queria ter um apartamento na capital, um carro bem possante pra eu me exibir para as pessoas....
- Então eu vou dar a senhora!
- Vai nada, você vai querer comprar as coisas pra você, vai querer sair com namorada, não vai querer me dar nada.
- Não, mãe, antes de casar eu dou um apartamento a senhora.
- Ta bom. Olha que eu cobro heim? Até por que eu mereço mesmo, né?
- Pode cobrar.
- Tá certo.

Na adolescência

- Você ja decidiu que curso vai escolher no vestibular?
- Não, ainda não sei.
- Mas ja está em cima, no fim do ano você presta o concurso e ainda não sabe?
- Eu ainda tenho tempo mãe, tenho esse ano todinho pra decidir.
- Mas você tem que escolher antes..
-Eu sei, mas eu ainda não decidi.
- E sua namorada vai fazer o quê?
- Ela vai fazer psicologia.
- Tem que estudar muito pra passar e do jeito que vocês estão grudados não tou vendo ninguém estudar.
-É, ninguém estuda aqui.
- Tou só avisando.
- Obrigado por avisar...
.....
- Ah, eu quero ir ao aniversário da filha de uma amiga minha no sábado, viu, você vai me levar!
- No sábado? A que horas?
- À noite. umas oito horas.
- Ih, não vai dar, marquei com a Bruninha de ir ao teatro.
- Ah não, você vai comigo. Eu nunca peço pra sair, e além do mais você vai querer ir no meu carro né? Imagino que sim, pois quem sai no meu carro sou eu. Lembro que antigamente os filhos tinham mais atenção com os pais. Os filhos de Gracinha dão muita atenção a ela, todo fim de semana saem com ela, não deixam ela só em casa.
- Mas mãe, você tem o pai pra ir com você.
-Aquele peste sai com ninguém.
- É mas ele deveria sair com você, até por que ele é a sua companhia e não eu.
- Ah é assim né. Ta certo, tem vergonha de mim, só quer saber de sair com a namorada.
- Isso é errado? Isso é normal, que eu saiba, na minha idade os rapazes gostam de ficar com as namoradas.
- A vida é muito injusta. A gente cria um filho pra fazer as coisas pra gente e quando ele cresce não quer fazer. Por que isso.. por que aquilo.... etc...
- Ah! Ta bom mãe, eu cancelo com a Bruna e levo a senhora.
- Ah eu queria que você ficasse na festa comigo.
- Tá bom eu fico.....

Na idade adulta

- Alô, mãe? Tudo bem?
- Oi meu filho.
- Ei eu vou me casar! Eu e a Vanessa marcamos pra o próximo mês.
- Mas já? Por que tão cedo? Vocês deviam namorar mais. Você é tão novinho meu filho,
aina tem tanta coisa pra fazer.
- Eu sei, por isso que vou casar, quero fazer as coisas com ela.
- Sei.... e pensava que você ia demorar mais, ia me dar meu apartamento. Nem fez nada com se dinheiro ainda.
- Ah mãe, a senhora já tem uma casa. E eu era criança quando prometi isso.
- É mas acho que você deveria, afinal foi por tudo que fiz por você.
- Ah não, tá cobrando é?
- Não, não estou cobrando mas um bom filho deveria retribuir.
- Ok mãe já entendi. O casamento é no dia 18 do próximo mês. Mando os convites para vocês. Tchau...
- Tchau, ingrato.

Pouco tempo depois...
- Oba chegaram....
- Oi mãe, oi pai...
Pai e mãe: oi filho...
Vanessa: Oláaaa....

Cláudio: E aih mãe como estão as coisas por aqui?
Mãe: bem meu filho, tirando que seu pai agora deu pra beber... Me chama pra ir pra uns lugares que pelo amor de Deus, só tem ralé. Cadê que ele gosta de ir a restaurantes finos, almoçar fora? Nam, gosta é de lugar brega... Meu Deus onde fui me meter?
Claudio: Mas mãe a senhora deveria conversar com ele, se lá, fazer um rodízio, uma vez vai a um lugar que você escolhe e outra vez a um lugar que ele escolha.
Mãe: Não, eu não vou aqueles bregas não, um povo muito feio, umas mulheres vulgares... e também com ele não tem acordo.
Claudio: Mas a senhora já propôs?
Mãe: Nem precisa, eu ja conheço....
Oi Vanessa, desculpa mulher, é que eu tou cheia de problema com o Toinho. Você ou viu né? sabe como é essas coisas. E eu não vivo contanto essas coisas pra ninguém...ah como sofro. De vez em quando é que eu converso com Adália, a vizinha da frente, com Eunice a vizinha do lado direito e as vezes com algumas pessoas que chegam na loja.
Vanessa: É assim mesmo mulher, é complicado.
Mãe: Mas você não tem esses problemas, afinal Claudio faz tudo que você quer né?
Vanessa: não é bem assim não, a gente conversa, discute o que é melhor.
M ãe: não é isso que vejo, acho que ele cede mais aos seus gostos. Homem não deveria ser assim não.Tem que ser o manda-chuva. Ah, eu mesma não gosto de homem que faça tudo que eu quero....
Vanessa: É mesmo não é dona Amélia. Aliás é por isso que a senhora tava reclamando né? Que seu Antônio faz tudo que a senhora quer.

..........
E assim começam todos os problemas.