Site para compra de livros

23 março 2011
SR. LEITURA VEM AÍ

MOSSORÓ GANHA LOJA VIRTUAL PARA VENDER LIVROS (REPORTAGEM DE JANEIRO)

Transcrito de Gazeta do Oeste

Será no próximo dia 28, às 8h30, na Rua Sabino Valentin, S/N, Funger do Walfredo Gurgel, o lançamento do site Sr. Leitura, que negociará livros e produtos ligados à literatura via internet.
Segundo Uedson Ângelo, o projeto faz parte da incubadora

do Centro de Inovação Tecnológica (CITECS). “O Sr. Leitura.com é uma opção para os muitos mossoroenses que compram livros pela internet. Até agora, a cidade não tinha um site especializado nesse público e era uma coisa que estávamos perdendo, ou seja, muitas pessoas da cidade procuravam sites de fora para adquirir livros que poderiam comprar com muito mais facilidade e confiança aqui mesmo”, destaca.

Ele acrescenta que devido ao público que irá atingir, o projeto abrangerá também estudantes, professores, profissionais liberais e, além disso, existe o diferencial da empresa: ela trabalhará, exclusivamente, com produtos recicláveis. “Toda a filosofia de reciclagem com produtos de artesãos locais. Essa é a nossa proposta, uma proposta sustentável e, ao mesmo, que leva conscientização ecológica para as outras pessoas”, frisa Uedson.

Além de oferecer produtos com diferencial, Uedson destaca que o site será uma porta para a divulgação dos autores locais, que terão oportunidade de negociar seus livros. “Queremos ter um relacionamento estreito com o autor local e o consumidor. Nesse sentido, já estamos fechando parceria com a Coleção Mossoroense para vendermos os títulos da editora em nossa página”, diz. “E com um detalhe: se o consumidor for de Mossoró, nosso prazo de entrega é de 24h, no máximo”, salienta.

EXPERIÊNCIA COM LIVROS - A experiência com livros veio mesmo antes da ideia de vendê-los. Uedson Ângelo trabalhou em livrarias, como a Nordeste, e também foi consultor de leitura da livraria Café e Cultura. “Isso faz parte de um projeto maior. Nasceu em 2005, quando pretendi montar um negócio próprio. Desde aquele ano que venho pesquisando acerca do perfil do leitor brasileiro, sobre o que estão lendo e o que querem ler”, explica.

Mesmo sabendo que enfrenta o mercado tradicional das livrarias e também a concorrência dos sebos, Uedson se diz otimista com o novo empreendimento, frisando que apesar da margem de lucro ser pouca, é um negócio diferenciado, ágil e seguro. “Minha aposta é também no público que passa um bom tempo na internet: os jovens. Quem está lendo mais hoje são estudantes, que dividem seu dinheiro com o cinema, os best-sellers, e adultos, a partir de 18 a 25. A categoria que é mais lida é poesia. Essa foi uma surpresa que tive quando analisei uma pesquisa que destacava isso”, diz.

Apostando na internet, ele destaca que toda a mídia e negociações se farão pela net ou telefone. “Toda a mídia será pela internet, um mercado que está se abrindo cada vez mais. O blog será usado para interação com o consumidor do Sr. Leitura além de resenhas, vídeos curtos, publicação de contos, poemas e opiniões acerca de nossos produtos”, destaca.

O site também comercializará livros usados, num tópico chamado Nosso Sebo. “Mas garantimos a qualidade de nossos produtos, sempre em bom estado, em caso de livros usados. E, além disso, livros novos, que estão na mídia ou não, sejam best-sellers ou outros títulos. Se o leitor não encontrar o livro no site, pode fazer o pedido e nós nos encarregamos de encontrá-lo. Entregamos, no máximo, em dez dias úteis, a partir da confirmação da compra”, salienta.

SITE NEGOCIARÁ TAMBÉM OUTROS PRODUTOS - Além de livros novos e usados e produtos que fazem referência à literatura, o Sr. Leitura também negociará buquês literários: ou seja, são grandes e belos buquês de flores naturais acompanhados de livros. “O cliente escolhe o título, o tipo de flor e montamos um buquê literário. É um presente especial, pois, além das flores, o presenteado terá o prazer da companhia de um bom livro. E nada melhor que um livro especial”, frisa.