SR. LEITURA VEM AÍ
MOSSORÓ GANHA LOJA VIRTUAL PARA VENDER LIVROS (REPORTAGEM DE JANEIRO)
Transcrito de Gazeta do Oeste
Será no próximo dia 28, às 8h30, na Rua Sabino Valentin, S/N, Funger do Walfredo Gurgel, o lançamento do site Sr. Leitura, que negociará livros e produtos ligados à literatura via internet.
Segundo Uedson Ângelo, o projeto faz parte da incubadora
do Centro de Inovação Tecnológica (CITECS). “O Sr. Leitura.com é uma opção para os muitos mossoroenses que compram livros pela internet. Até agora, a cidade não tinha um site especializado nesse público e era uma coisa que estávamos perdendo, ou seja, muitas pessoas da cidade procuravam sites de fora para adquirir livros que poderiam comprar com muito mais facilidade e confiança aqui mesmo”, destaca.
Ele acrescenta que devido ao público que irá atingir, o projeto abrangerá também estudantes, professores, profissionais liberais e, além disso, existe o diferencial da empresa: ela trabalhará, exclusivamente, com produtos recicláveis. “Toda a filosofia de reciclagem com produtos de artesãos locais. Essa é a nossa proposta, uma proposta sustentável e, ao mesmo, que leva conscientização ecológica para as outras pessoas”, frisa Uedson.
Além de oferecer produtos com diferencial, Uedson destaca que o site será uma porta para a divulgação dos autores locais, que terão oportunidade de negociar seus livros. “Queremos ter um relacionamento estreito com o autor local e o consumidor. Nesse sentido, já estamos fechando parceria com a Coleção Mossoroense para vendermos os títulos da editora em nossa página”, diz. “E com um detalhe: se o consumidor for de Mossoró, nosso prazo de entrega é de 24h, no máximo”, salienta.
EXPERIÊNCIA COM LIVROS - A experiência com livros veio mesmo antes da ideia de vendê-los. Uedson Ângelo trabalhou em livrarias, como a Nordeste, e também foi consultor de leitura da livraria Café e Cultura. “Isso faz parte de um projeto maior. Nasceu em 2005, quando pretendi montar um negócio próprio. Desde aquele ano que venho pesquisando acerca do perfil do leitor brasileiro, sobre o que estão lendo e o que querem ler”, explica.
Mesmo sabendo que enfrenta o mercado tradicional das livrarias e também a concorrência dos sebos, Uedson se diz otimista com o novo empreendimento, frisando que apesar da margem de lucro ser pouca, é um negócio diferenciado, ágil e seguro. “Minha aposta é também no público que passa um bom tempo na internet: os jovens. Quem está lendo mais hoje são estudantes, que dividem seu dinheiro com o cinema, os best-sellers, e adultos, a partir de 18 a 25. A categoria que é mais lida é poesia. Essa foi uma surpresa que tive quando analisei uma pesquisa que destacava isso”, diz.
Apostando na internet, ele destaca que toda a mídia e negociações se farão pela net ou telefone. “Toda a mídia será pela internet, um mercado que está se abrindo cada vez mais. O blog será usado para interação com o consumidor do Sr. Leitura além de resenhas, vídeos curtos, publicação de contos, poemas e opiniões acerca de nossos produtos”, destaca.
O site também comercializará livros usados, num tópico chamado Nosso Sebo. “Mas garantimos a qualidade de nossos produtos, sempre em bom estado, em caso de livros usados. E, além disso, livros novos, que estão na mídia ou não, sejam best-sellers ou outros títulos. Se o leitor não encontrar o livro no site, pode fazer o pedido e nós nos encarregamos de encontrá-lo. Entregamos, no máximo, em dez dias úteis, a partir da confirmação da compra”, salienta.
SITE NEGOCIARÁ TAMBÉM OUTROS PRODUTOS - Além de livros novos e usados e produtos que fazem referência à literatura, o Sr. Leitura também negociará buquês literários: ou seja, são grandes e belos buquês de flores naturais acompanhados de livros. “O cliente escolhe o título, o tipo de flor e montamos um buquê literário. É um presente especial, pois, além das flores, o presenteado terá o prazer da companhia de um bom livro. E nada melhor que um livro especial”, frisa.