Você é escritor e quer publicar seu texto ou livro?

09 setembro 2012
Muita gente gosta de escrever, mas, depois que termina algo, não sabe o que fazer com seus textos. Alguns até distribuem entre amigos, enviam por e-mail, mas os textos sempre giram em torno da mesma esfera. Muitas vezes, por distribuir os textos apenas para amigos ou familiares, os escritores não recebem críticas que sejam realmente valiosas, aqueles que apenas elogiam não são exatamente os críticos que nos constróem. Pensando nisso, resolvi buscar algumas ferramentas aqui da rede em que os escritores deixam de ser autores da editora gaveta e passam a publicar seus textos para um público maior, diferenciado e que pode nos dar as verdadeiras aulas sobre escrita.
Fiz uma lista dos serviços, muitos deles eu já utilizei e garanto que possui sua seriedade e funcionalidade.
Segue a lista:
Recanto das Letras (http://www.recantodasletras.com.br)
É um website em que o autor pode publicar seus escritos. Cada autor cria uma página, seu perfil, onde seus textos serão exibidos para os leitores do site. Cada autor pode optar por postar seus textos utilizando um pseudônimo, o que garante uma certa privacidade. Cada texto publicado é exibido na página inicial do site Recando das Letras e fica disponível para todos os leitores que acessarem o site. Em cada texto publicado no site, há um espaço para comentários dos leitores. O Recanto das Letras permite ainda a postagem de e-books e de áudio. Entre no meu perfil no Recanto das Letras e conheça um pouco mais do serviço oferecido pelo site:
http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=21048
EuAutor (http://www.euautor.com.br/)
É um site semelhante ao Recanto das Letras, com a diferença de que os autores podem publicar não só textos, mas vídeos, fotografias e outras obras artísticas. Também possui muitas visualizações e é um ótimo espaço para escritores que desejam divulgar seus escritos.
Cronópios (http://www.cronopios.com.br/)
O Cronópios é um site diferente, é um site em que o internauta cria o conteúdo. O internauta escreve os artigos, as crônicas, os contos, os poemas que são publicados no site. Depois de aceito o texto, ele é exibido nas páginas do cronópios.
Garganta da Serpente (http://www.gargantadaserpente.com/)
É um site dedicado à Literatura. Os escritores encontram no site Garganta da Serpente um espaço para a publicação de suas obras literárias. O usuário faz um cadastro e evia seu texto para a administradora do site, feito isso, o texto é publicado. Além de permitir a publicação de textos, o site conta com uma lista de concursos literários nacionais ou não. É uma ampla comunidade para discussões literárias que conta com a participação de autores já consagrados no mercado literário.
Há também os sites que ajudam autores independentes a publicarem seus textos em formato livro. Segue dois sites:
Clube de Autores (http://www.clubedeautores.com.br/)
O Clube de Autores é um site em que o escritor pode publicar gratuitamente seu livro. O autor sobe para o site seu livro devidamente diagramado em arquivo PDF, preenche os dados de seu livro, cria uma capa e decide o quanto quer ganhar de comissão por cada livro vendido. O autor não gasta nada para publicar seu livro pelo Clube de Autores, no entanto, ele não recebe uma cópia do livro. Para ter uma cópia do livro em mãos, o autor deve efetuar a compra do mesmo. Os livros são impressos por demanda, ou seja, eles somente serão impressos a partir do momento que a venda for efetuada. Após impresso o livro, ele é enviado ao comprador. Segue os links dos livros que eu publiquei pelo Clube de Autores. Se desejar ver as fotografias dos meus livros impressos, basta clicar aqui.
http://clubedeautores.com.br/book/5641–Sonhos_FM
http://clubedeautores.com.br/book/4880–Poesuras
Lulu ( http://www.lulu.com/)
Lulu é o site que provavelmente deu origem ao Clube de Autores. Ele efetua o mesmo serviço que o Clube, permite a publicação gratuita de livros, sendo impressos apenas no momento em que é efetuada a compra do mesmo. O inconveniente do Lulu é que o site não possui uma versão em português e os livros são impressos nos Estados Unidos ou na Espanha, sendo remetidos para outras localidades do mundo, deixando um valor de frete muito alto. No entanto, há muitas vantagens em ter um livro publicado pelo Lulu, como por exemplo, poder escolher o formato do livro, escolher se a capa será dura ou não, se a impressão do miolo será colorida ou preto e branco. São inúmeras as possibilidades de publicação no Lulu, pode-se publicar álbuns fotográficos, revistas, livros de bolço, gibis, CDs, calendários, entre outras coisas. O autor que desejar ainda fazer sua distribuição em livrarias físicas ou virtuais, pode aderir aos planos do Lulu, comprando um pacote de distribuição, no entanto, esses pacotes são interessantes apenas para livros publicados em inglês, já que a distribuição será realizada apenas em livrarias estadounidenses. Acesse o meu livro Sonhos FM no Lulu:
http://www.lulu.com/content/libro-tapa-blanda/sonhos-fm/7828429
Fora a publicação por meio desses serviços, é possível publicar textos em blogs. Muitos autores decidem por publicar em blogs, acreditando que o contato com o leitor é muito mais próximo. Existe autores que, inclusive, publicam livros inteiros em blog, separando os capítulos por posts. Eu sugiro os servidores Blogspot (http://www.blogger.com/) e WordPress (http://www.wordpress.com/) para quem deseja criar um blog, são os mais conhecidos na internet. Acesse os meus blogs:
http://bardorafa.wordpress.com
http://bynasa.blogspot.com
Para quem não tem medo de gastar um pouco para publicar seus textos, há algumas editoras que publicam livros e antologias. Segue uma lista de editoras que trabalham com autores independentes:
Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBjE) (http://www.camarabrasileira.com)
A Câmara Brasileira de Jovens Escritores publica livros por preços muito acessíveis, exigindo uma tiragem mínima de 30 exemplates. Além de publicar livros, a editora realiza mensalmente antologias para a publicação de contos e poesia. Os autores enviam seus textos e eles são selecionados para as antologias, o autor selecionado concorda em comprar uma unidade do livro da antologia em que foi publicado, caso não compre o exemplar, o texto não é publicado na mesma. Muita gente pode ter dúvida quanto ao trabalho da CBjE, mas eu já experimentei os serviços da editora e garanto que eles não decepcionam, tive três contos publicados por eles em antologias e recebi devidamente os três exemplares das mesmas.
Scortecci Editora (http://www.publiqueseulivro.com.br/)
A Scortecci Editora é uma editora de altíssima qualidade, no entanto, seu trabalho é realizado apenas em grande quantidade, dessa maneira, os valores cobrados são um tanto salgados para um autor iniciante. Porém, quem tem dinheiro sobrando e deseja realizar uma publicação semelhante às realizadas por editoras convencionais, recomendo a editora. Já tive acesso a exemplares publicados pela editora e pude comprovar a qualidade, os livros possuem uma ótima arte e uma impressão fabulosa, sem falar que a Scortecci Editora é conceituado no mercado literário.
Mais editoras que publicam seu trabalho:
All Print Editora:
http://www.allprinteditora.com.br/
Editora Corifeu:
http://www.corifeu.com.br/publique.asp
Editora Árvore da Terra:
http://www.arvoredaterra.com.br/publique.php
Editora e Produtora Cultura t.mais.oito:
http://www.tmaisoito.com.br/
Papel Virtual:
http://www.publit.com.br/show_info.php?page_id=17
Editora SolCat:
http://www.editora-solcat.com.br/
Fábrica de Livros:
http://www.fabricadelivros.com.br/
Armazém Digital:
http://www.armazemdigital.com.br/
Livro Pronto Editora:
http://www.livropronto.com.br/
Giz Editorial:
http://www.gizeditorial.com.br/
Gass Editora:
http://www.gasseditora.com.br/publique.htm
Giostri Editor:
http://www.giostrieditora.com.br/publique_sua_obra.html
Se você deseja publicar numa editora convencional, o caminho é árduo, mas, se você não tentar, não conseguirá mesmo. O mais interessante é procurar um agente literário para encaminhar sua obra para as editoras que publicam o seu estilo literário. Caso você não tenha disposição (financeira) para procurar um agente literário, você pode fazer o trabalho sozinho, o que pode ser mais cansativo e difícil. Muitas editoras disponibilizam em seus websites links que mostram como publicar um livro por elas, geralmente o link estará da seguinte maneira: “envio de originais”, “publique seu livro”. Algumas editoras publicam apenas materiais provindos de agentes literários, no entanto, muitas editoras permitem o contato direto com o autor iniciante, como a Rocco e a Martins Fontes. A maior parte das editoras exigirá que o original seja enviado via correio, muitas vezes não encadernado e com numeração nas páginas e nome e telefone para contato no topo de cada página, isso facilita a leitura do texto; o original pode ser dividido entre vários editores, que darão uma rápida lida no texto antes de passar para a fase de leitura crítica do mesmo, caso não gostem do original durante a primeira leitura, eles os descartam. É bom ler muito bem as exigências de cada editora para o envio de originais, se não houver nenhum requisito para o envio, procure desenvolver o original de modo que fique fácil de ler, deixando sempre um espaço entre linhas duplo, o que facilita, também, a leitura.
Em sua maioria, as editoras dão um prazo de até seis meses para dar a resposta, positiva ou não, ao autor. Em muitos casos, o autor fica sem receber resposta alguma, por isso, se uma editora não lhe der a resposta num período de mais de um ano, pode-se imaginar que seu original foi descartado.
Selecione muito bem as editoras antes de enviar o original, veja se eles trabalham com livros do seu estilo literário. É recomendado que envie o trabalho para mais de uma editora, mas, se alguma editora aprovar a publicação do livro, encaminhe um e-mail ou carta para as demais editoras dizendo que o original já foi aprovado por uma editora, dessa maneira, as editoras não terão o trabalho de examinar o seu original (pense que as editoras recebem milhares de originais, portanto, facilitará o trabalho para elas). Tome cuidado ao recusar a publicação com uma editora, você pode ficar marcado no mercado literário. Não ligue para uma editora dizendo que outra editora aceitou sua obra, na tentativa de forçá-la a publicá-lo, isso pode virar contra você, e você pode até acabar perdendo a antiga editora. Os critérios de seleção de cada editora são diferentes, mesmo publicando livros de gêneros semelhantes, por isso não acredite que, se uma editora aprovou a publicação, a outra também deve aprovar.
Uma última dica é enviar e esperar, não fique ligando para as editoras cobrando a análise dos originais, muitos editores não gostam disso.
Enfim, a verdade é que todo escritor deve buscar formas de divulgar os seus textos, porque escrever é um prazer e ler é muito mais! Eu sou a favor de que todos que escrevem divulguem seus escritos, isso é a construção da cultura, é a construção da nossa sociedade, da nossa identidade, diversidade. Transmitir idéias é transmitir conhecimento, sonhos, desejos… é por isso que escrevo, é por isso que leio.
Aproveite as dicas que dei aqui, espero que tenha sucesso com suas publicações, quero logo poder ler seus textos! Ah, por falar nisso, depois de publicá-los, traga os links e poste aqui, nos comentários!
Nota: a matéria foi retirada do blogue http://bardorafa.wordpress.com/2009/10/28/voce-e-escritor-e-quer-publicar-seu-texto-ou-livro/